atv-4

Atividade 4

A ÁREA DE ESTUDO E SUAS CONDICIONANTES AMBIENTAIS

Explicar graficamente a relação entre a área de estudo proposta [Barra de Gramame] e suas condicionantes ambientais, destacando de forma sintética:

  1. Topografia.

    obs: representação esquemática da altimetria e da planimetria da área de estudo através de duas seccões [leste-oeste e norte-sul] e uma planta com as curvas de nível [a cada 1 metro, destacando a cada 5 metros].

  2. Caminho do sol.

    obs: representação esquemática planimétrica da trajetória aparente do sol no solistício de inverno e verão e representação, em seccão, da posição do sol no solistício de inverno [23º 27’ ao Norte do Equador, às 12:00hs do dia 21 de junho] e no solistício de verão [23º 27’ ao Sul do Equador, às 12:00hs do dia 21 de dezembro]; esta inclinação pode ser calculada e representada sabendo-se que a latitude de João Pessoa é de 7º 6′.

  3. Caminho dos ventos.

    obs: indicar graficamente e de forma esquemática em planta o sentido dos ventos predominantes [indicando o nome do ponto cardeal de origem e nome do ponto cardeal de destino; ex: Sudeste-Noroeste].

  4. Caminho das águas.

    obs: considerando a topografia da área, indicar de forma esquemática em planta o sentido teórico que percorrem as aguas pluvias na área de estudo.

  5. Áreas de Proteção Ambiental.

    obs: a partir das informações documentais [cadastro, legislação, plano diretor, etc] identificar e representar os espaços que por sua localização, geomorfologia, vegetação, hidrologia ou característica especial mereça ser preservado, recuperado ou modificado tendo como objetivo a qualidade do meio ambiente.

Apresentação

A apresentação será em forma de seminário, conduzida pelo lider da equipe. Cada membro da equipe fará apresentação do item do qual é responsável.

Formato:

[a] pranchas A2; [b] desenho à mão com uso de grafite, lápiz cêra e marcadores [hidrocores]; [c] indicação de escalas gráficas e norte geográfico. [d] comentários escritos [500 a 1000 caracteres] sobre cada um dos 5 itens estudados. [e] identificação da equipe e do coordenador de cada um dos 5 itens de estudo. Obs: utilizar apontamentos e registros gráficos feitos “in loco” durante visita na área de estudo e documentação aerofotográfica.

Data:

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