atv-3

Atividade 3

A ÁREA DE ESTUDO, SUA VIZINHANÇA E A CIDADE: ASPECTOS RELACIONAIS

Explicar graficamente a relação entre a área de estudo proposta [Barra de Gramame] e a cidade [João Pessoa], destacando de forma sintética:

  1. Sistema viário.
    obs: articulação da área de estudo com o sistema viário urbano principal da cidade, segundo a lógica hierárquica, indicando as vias articuladoras da área de estudo com o restante da cidade; ex: vias expressas [vias de trânsito rápido com faixas de aceleração/desaceleração], vias arteriais [de nível inferior ao das vias expressas e destinada principalmente ao trânsito de passagem], vias coletoras/distribuidoras [possibilitando a circulação de veículos entre as vias locais e as principais].

  2. Transporte.
    obs: relação da área de estudo com o sistema de transporte público coletivo, indicando trajetos e paradas das linhas urbanas que servem diretamente a área e sua vizinhança [bairros limítrofes]; ex: utilizando o Googlemaps e o website da SEMOB [PMJP].

  3. Equipamentos Públicos Comunitários.
    obs: identificação dos principais equipamentos públicos comunitários [educação, cultura, lazer, saúde, etc] e seu potencial de acessibilidade com a área de estudo; ex: utilizando o Googlemaps indicar possíveis trajetos entre a área de estudo e centros educacionais, centros médicos, áreas de lazer [praia, praça, estádio, jardim botânico], nodais de transporte [rodoviária, aeroporto], etc.

  4. Uso do solo.
    obs: identificação de uso e ocupação do solo urbano predominantes [residencial, comercial, industrial, recreacional e institucional] da área de estudo e sua vizinhança imediata [bairros limítrofes]; ex: utilizando mapa de usos da PMJP e mapa de usos e ocupação do solo do entorno imediato da área de estudo.

  5. Equipamentos Públicos Urbanos [infraestrutura].
    obs: identificação e indicação dos equipamentos públicos urbanos existente na área de estudo e em seu entorno imediato [energia elétrica, água, telefonia, esgotamento sanitário, gás, etc].

Apresentação

A apresentação será em forma de seminário, conduzida pelo lider da equipe. Cada membro da equipe fará apresentação do item do qual é responsável. Obs: utilizar apontamentos e registros gráficos feitos “in loco” durante visita na área de estudo.

Formato:

[a] pranchas A2; [b] desenho à mão com uso de grafite, lápiz cêra e marcadores [hidrocores]; [c] indicação de escalas gráficas e norte geográfico. [d] comentários escritos [500 a 1000 caracteres] sobre cada um dos 5 itens estudados. [e] identificação da equipe e do coordenador de cada um dos 5 itens de estudo.

Data:

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